fbpx

Laboratório

Excelência e Qualidade

 

O Laboratório ICMED conta com espaço físico devidamente equipado com instrumentos de última geração. O objetivo é a facilidade na realização de testes, exames e investigação de doenças dermatológicas, imunodeficiências primárias, secundárias e adquiridas, além de testes de hipersensibilidades. O grau de acerto dos indicadores para testes alérgicos fazem a diferença para o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.

Com o próprio Laboratório de análises, o Instituto de Clínicas Médicas Especializadas tem tudo que o cliente precisa em um só lugar. O profissional ICMED tem excelência e comprometimento no atendimento ao público e na entrega de resultados precisos.

Tudo que você precisa é de um lugar que faça tudo pensando no seu bem-estar e na garantia do seu resultado com precisão. Esse lugar é o ICMED!

Prick Test

Teste de punctura de leitura imediata. Visa determinar os agentes causadores de reação de hipersensibilidade tipo I ou IgE mediada. O Prick Test é um método de diagnóstico simples e indolor, realizado por médico alergista.

Indicado para pacientes que apresentam:

  • Alergia respiratória (ácaros,poeira domésticas);
  • Alergia alimentar (camarão, leite, ovo, trigo, soja, amendoim, etc);
  • Alergia a insetos;
  • Alergia a látex.

Podem ser:

  • Prick padronizado: alérgenos padronizados do laboratório.
  • Prick to prick: quando não há extrato disponível, é feito na hora com a substância suspeita.

COMO É REALIZADO?
Realizado no antebraço, após higienização com álcool e algodão, com punturas das substâncias indicadas, conforme necessidade de cada paciente.

RESULTADO
O resultado é obtido em 15 a 20 minutos e a reação positiva consiste na formação de uma pápula vermelha, semelhante à uma picada de mosquito.

Patch Test

O teste visa determinar os agentes causadores de hispersensibilidade tipo IV ou celular. O Patch Test ou Teste de Contato é indicado para pacientes com suspeita de dermatite de contato alérgica e tem por finalidade auxiliar na confirmação do diagnóstico e na descoberta do agente causador.

Algumas indicações para o teste:

  • Pacientes com hipótese diagnóstica de dermatite alérgica de contato, tanto para confirmar o alérgeno como para identificá-lo;
  • Todos os casos de dermatite de contato relacionado com o trabalho;
  • Dermatites crônicas não controladas com os medicamentos tópicos comumente utilizados;
  • Outras dermatoses que mostram sinais de piora apesar do uso da medicação.

As substâncias componentes do teste são colocadas na região dorsal do paciente, devendo permanecer em contato com a pele durante 48 horas. Após esse período procede-se a leitura pelo médico alergologista.

Podem ser:

  • Teste de contato padrão; Teste de contato cosmético/regional e atopy patch test (alimentos). 

IgE Sérica

Determinação sorológica de IgE’s específicas com tecnologia inovadora proveniente da Alemanha. É um exame de sangue para dosar a quantidade de IgE (imunoglobulina E) que é um dos responsáveis pela reação alérgica. A IgE sérica total serve como teste de triagem de doenças alérgicas e o nível total de sensibilidade alérgica. Os níveis de IgE sérica (no sangue) variam com a idade e com freqüência é extremamente alta em doenças parasitárias, imunodeficiências específicas, aspergilose broncopulmonar alérgica e em crianças com dermatite atópica grave e alergia a alimentos, inclusive parasitoses (verminoses).

Utiliza somente 0,4ml de soro.
Resultado rápido e confiável em no máximo 2 dias. Não provoca risco para o paciente.